Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Dicas para quem quer desenhar

Fala jovem,

Então, Este post contém algumas dicas importantes e que darão excelentes resultados finalização dos seus trabalhos.
  • Higiene: É muito importante lavar as mãos antes de desenhar, sem mencionar que não suja a folha além de não sujar sua borracha.
  • Folha de Apoio: Um bom material sempre resulta num bom desenho, materiais de baixa qualidade dificilmente trarão boa qualidade no resultado final, porém, fique atento, pois nem tudo que é caro seja sinônimo de qualidade. É possível comprar materiais com bons preços e boa qualidade.
Nota: Procure colocar uma folha (que não será utilizada) entre sua mão e o desenho, isto servirá para não apoiar diretamente sua mão sobre a folha desenhada, sendo assim, sua folha de apoio folha pode até sujar, mas você tem a garantia de um desenho limpo no final do processo.


Tipo de Materiais


  •  Lápis: Geralmente eles possuem uma variação que inicia do 6H, 5H, 4H indo para o 2B, 3B, 4B, 5B e 6B, sendo assim, temos o 6B como o mais macio de todos os lápis e o 6H mais duro.
Faça testes, antes de comprar o lápis ideal para você, até mesmo para saber qual deles você se identificará melhor, em lojas especializadas você encontrará fácilmente esta relação.
Quanto as marcas nacionais, sugiro a Faber-Castell, porém, tem uma marca alemã chamada Staedtler que é muito boa também.
Outra coisa, utilize sempre estes materiais exclusivamente para o desenho, não use para uso escolar em geral, isto é importante, pois dependendo da maciez do lápis ele se quebrará facilmente.
  • Folha: Bom, inicialmente sugiro que os primeiros trabalhos sejam feitos nas folhas de Ofício formato A4, porém, fique atento para comprar folhas ofícios em gramatura um pouco mais grossa, pois isto te dará uma superfície mais macia para o trabalho, e quanto mais macia você terá uma possibilidade maior de trabalhar com variação de tons.
Uma boa dica é a seguinte: para quem estiver curto de grana, compre uma cartolina, recorte-a no formato desejado, ou seja, A2, A3, A4, e utilize-a mesma para suas criações, você terá uma folha macia para realizar seus trabalhos, porém, é importante ficar sempre atento na dimensão dos formatos.
Com o tempo, e com o domínio das técnicas e dos materiais, passe a comprar papel Canson, ele é um papel de boa qualidade.


Algodão: Por incrível que pareça este é um material que é bastante usado, em alguns casos ele acaba substituindo a função do Esfuminho, ou seja, você poderá utilizar técnicas de sombras e esfumaçados com o algodão, o processo é bem simples, depois que tracejar ou escurecer determinada região no papel com seu lápis, pegue um chumaço de algodão e passe levemente sobre a área, isto suavizará os traços, dando um ar homogêneo na sombra, experimente.
Além do Algodão, a utilização dos lenços de papel também trará um resultado bem parecido.
Com o passar do tempo, ou caso possua verba para isto, compre o Esfuminho, ele te trará outros resultados.


  • Lápis de Cor: Bom, apesar de não estar ganhando para fazer propagandas, vou aconselhar mais uma vez os materiais da faber Castell, porém, ela costuma trabalha com algumas vertentes, dentre estas, existem os lápis aquareláveis e os não aquareláveis. Bom, particularmente prefiro trabalhar com o lápis aquarelável, gosto dos resultados que o mesmo me proporciona, mas, inicialmente utilizei os lápis que não eram aquareláveis até ganhar experiência e domínio no material, sendo assim, é sempre bom ter o domínio do material para não pularmos etapas.
Ah ta, quanto mais tons você possuir, você terá mais possibilidades de ter um trabalho mais rico, fique sempre atento com a numeração que cada tom trás impressos em suas laterais, isto é importante para que você não se perca na hora de fazer um degradê. (Aguardem o post sobre cores e tons)

Dicas na hora de desenhar

Liberdade de Expressão - Procure não limitar sua mente no que diz respeito a sua criação, você pode desenhar qualquer coisa desde que queira, tudo em sua volta é uma fonte rica de arte, sendo assim, cabe a você explorá-la, caso a arte final não fique ao seu agrado, não se decepcione, as artes ficam melhores na maneira que a refazemos.

Treinamento é Fundamental - Não há como chegar no resultado que você deseja se você não se empenhar, sendo assim, treinar é indispensável, daí, treine a vontade.

  • Criação do Esboço - Procure criar sempre esboços do que você irá desenhar, é importante espacializar antecipadamente no papel o que esta na sua mente, isto te dará noções para que no futuro você não fique perdido, seja com o tamanho do desenho no espaço, seja com o que você iria desenhar em alguma região do espaço.Procure usar formas geométricas simples para a espacialização destes esboços nos espaço, porém, é importante também que você faça sempre seu esboço de maneira bem leve, com marcações bem leves, para que no futuro fique imperceptível, na dúvida, utilize um lápis mais duro, para não borrar o papel.
  • Diga não ao apontador – Procure utilizar estiletes para apontar seus materiais de desenho, o apontador, na maioria das vezes, acaba forçando o grafite que obviamente está dentro do lápis, daí, estas tentativas acabam fazendo com que o grafite se rompa, por ser macio demais, logo, por sorte, você provavelmente conseguirá utilizar apenas 50% do material. Porém, fique esperto, se não tiver coordenação motora para apontar o lápis, chame algum adulto para fazer esta gentileza por você.
Bom, resumidamente é isto, espero que estas dicas sejam úteis, porém, estou certo de que nos pequenos detalhes são construídos grandes obras, pensem nisto.

Sucesso!